SIMULADO ENADE 2012

Vitória da Conquista - Psicologia:

Caro aluno, leia com atenção os procedimentos para realização do Simulado:

Procedimentos:

  1. O Simulado é composto de 32 questões, sendo 8 de conhecimentos gerais, valendo 1 ponto cada e 24 de conhecimentos específicos, valendo 2 pontos cada.
  2. O aluno só poderá finalizar o questionário quando todas as alternativas forem respondidas.
  3. Ao finalizar o simulado, cada aluno visualizará o gabarito e seus respectivos pesos distribuídos por questão.
  4. Vale ressaltar que o simulado, irá servir para seu aprimoramento e êxito na pontuação da prova do ENADE.
IMES - Página de Funções

Conhecimentos Gerais --- 1 ponto

QUESTÃO 1


INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL

Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se:

A) um avanço nos índices gerais da educação no País, graças ao investimento aplicado nas escolas.
B) um crescimento do Ensino Médio, com índices superiores aos de países com desenvolvimento semelhante.
C) um aumento da evasão escolar, devido à necessidade de inserção profissional no mercado de trabalho.
D) um incremento do tempo médio de formação, sustentado pelo índice de aprovação no Ensino Fundamental.
E) uma melhoria na qualificação da força de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade média.

QUESTÃO 2


O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se próxima do quadro de Pancetti.

A) Os homens e as mulheres adormecidos na praia que nuvens procuram agarrar? (MELO NETO, João Cabral de. Marinha. Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1985. p. 14.)
B) Um barco singra o peito rosado do mar. A manhã sacode as ondas e os coqueiros. (ESPÍNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.)
C) Na melancolia de teus olhos. Eu sinto a noite se inclinar. E ouço as cantigas antigas. Do mar. (MORAES, Vinícius de. Mar. Antologia poética. 25 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. p. 93.)
D) E olhamos a ilha assinalada pelo gosto de abril que o mar trazia e galgamos nosso sono sobre a areia num barco só de vento e maresia. (SECCHIN, Antônio Carlos. A ilha. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.)
E) As ondas vêm deitar-se no estertor da praia larga... No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados... Cabeças coroadas de algas magras e de estrados... Gargantas engolindo grossos goles de água amarga... (BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Riode Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.)

QUESTÃO 3


Tendo em vista a construção da idéia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa:

A) a afirmação da identidade regional.
B) a fragilização do multiculturalismo global.
C) o ressurgimento do fundamentalismo local.
D) o esfacelamento da unidade do território nacional.
E) o fortalecimento do separatismo estadual.

QUESTÃO 4


A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.

A esse respeito, leia os quadros a seguir.

Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?

A) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.
B) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.
C) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.
D) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.
E) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.

QUESTÃO 5


Samba do Approach

Venha provar meu brunch / Saiba que eu tenho approach / Na hora do lunch / Eu ando de ferryboat / Eu tenho savoir-faire / Meu temperamento é light / Minha casa é hi-tech / Toda hora rola um insight / Já fui fã do Jethro Tull  / Hoje me amarro no Slash / Minha vida agora é cool / Meu passado é que foi trash / Fica ligada no link / Que eu vou confessar, my love / Depois do décimo drink / Só um bom e velho engov / Eu tirei o meu green card / E fui pra Miami Beach / Posso não ser pop star / Mas já sou um nouveau riche / Eu tenho sex-appeal / Saca só meu background /  Veloz como Damon Hill / Tenaz como Fittipaldi / Não dispenso um happy end / Quero jogar no dream team / De dia um macho man / E de noite uma drag queen. (Zeca Baleiro)

I - “(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente irregular, e todos são da primeira conjugação e se conjugam como os verbos regulares da classe.” (POSSENTI, Sírio. Revista Língua. Ano I, n.3, 2006.)

II - “O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação de informação nova, que não existia em português.”(SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Língua, Ano I, n.3, 2006.)

III - “O problema do empréstimo lingüístico não se resolve com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.”(CUNHA, Celso. A língua portuguesa e a realidade brasileira.Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)

IV - “Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma já existente.”(PILLA, Éda Heloisa. Os neologismos do português e a face social da língua. Porto Alegre: AGE, 2002.)

O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da música são, apenas:

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.

QUESTÃO 6


A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.

Considere as afirmativas a seguir.

I - O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado.

II - Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja.

III - Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) II, apenas.
B) I e II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO 7


A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.

Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é:

A) Belo Horizonte.
B) Distrito Federal.
C) Recife.
D) Salvador.
E) São Paulo.

QUESTÃO 8


Observe as composições a seguir.

Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes.

A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é:

A) a primeira estrofe e o quarto quadro.
B) a segunda estrofe e o terceiro quadro.
C) a segunda estrofe e o quarto quadro.
D) a segunda estrofe e o quinto quadro.
E) a terceira estrofe e o quinto quadro.

Conhecimentos Específicos --- 2 pontos

QUESTÃO 9


O nascimento da Psicologia científica na Europa e no Brasil deu-se:

A) na primeira metade do século XVII, quando da publicação doN ovum Organum de Bacon.
B) na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do Discurso do Método de Descartes.
C) na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wundt.
D) na segunda metade do século XIX, quando da criação da primeira escala métrica de inteligência na França e sua introdução por Binet no Brasil.
E) na segunda metade do século XIX lá e na primeira metade do século XX aqui, quando se criou o primeiro laboratório de psicologia experimental.

QUESTÃO 10


O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:

I. uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional.

II. alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu lugar ideal de trabalho: o consultório.

III. novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.

É correto APENAS o que se afirma em:

A) I .
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III

QUESTÃO 11


Na perspectiva epistemológica histórico-crítica, a epistemologia positivista:

A) identifica o objeto de estudo das Ciências Humanas com o objeto de estudo das Ciências Naturais, sem fazer a mesma identificação do método de estudo.
B) identifica o método de estudo das Ciências Humanas com o método de estudo das Ciências Naturais, sem realizar a mesma identificação do objeto de estudo.
C) introduz o estudo dos seres humanos numa história natural evolucionista que o isenta de posições políticoideológicas.
D) identifica o objeto e o método de estudo das Ciências Humanas com o objeto e o método das Ciências Naturais.
E) introduz o estudo dos seres humanos em moldes experimentais que o distancia de concepções filosóficas vagas.

QUESTÃO 12


Na gênese e no desenvolvimento do psiquismo humano, o processo de significação destaca-se posto que, via atividade em contextos sociais específicos, o que é apropriado pelo sujeito vem a ser não a realidade em si, mas o que esta significa tanto para os sujeitos em relação quanto para cada um em particular. Nesse sentido, ressalta-se que esse movimento de apropriação das significações não se dá de maneira passiva nem direta, pois o sujeito reelabora, imprime sentidos privados ao significado compartilhado na cultura e nesse processo apropria-se do signo em sua função de significação, observando o seu duplo referencial semântico. (ZANELLA, A. V.; Andrada, E. G. C. Processos de significação no brincar: problematizando a constituição do sujeito. Psicol. estud., Dez 2002, vol.7, n. 2, p. 127−133)

De acordo com a abordagem em que se fundamenta o texto acima, pode-se afirmar que:

A) a aceitação incondicional das significações individuais por parte do meio leva a um desenvolvimento congruente da pessoa.
B) a linguagem, com as funções de intercâmbio cultural e pensamento generalizante, é o sistema de mediação das relações que orienta o desenvolvimento humano.
C) o livre fluxo da vivência pessoal depende de um equilíbrio entre as significações individuais e culturais, permitindo a atualização da tendência à auto-regulação do self.
D) a empatia é mais significativa do que a atividade em contextos culturais específicos para a incorporação individual de significações culturais por meio de um processo de elaboração.
E) significações oriundas de contextos culturais específicos podem solapar a apropriação da realidade em si por parte de sujeitos.

QUESTÃO 13


São feitas duas afirmações abaixo.

Resultados de pesquisa, baseados em procedimentos de observação e mensuração mais precisos, mostram que a visão tradicionalmente mantida pelo senso comum subestima o bebê recém-nascido.

PORQUE

Este demonstra estar preparado para a vinculação afetiva e interação social, o que evidencia na imitação de expressões faciais.

Pode-se afirmar que:

A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são falsas.

QUESTÃO 14


O rigor psicométrico de um instrumento de medida é avaliado por alguns destes critérios:

I. Profissionais treinados apresentam grau de concordância satisfatório quanto à pontuação de suas variáveis.

II. Os dados normativos de uma determinada população podem ser extrapolados a outras populações, utilizando-se coeficientes representativos.

III. As estimativas do grau de fidedignidade indicam que ele fornece informações precisas, isto é, que os resultados têm variância de erro mínima, sendo próximos dos valores reais.

IV. A validade se correlaciona positivamente com a probabilidade de oferecer predições longitudinais.

É correto APENAS o que se afirma em:

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e VI.

QUESTÃO 15


Um psicólogo pesquisador expôs um de seus pacientes com quadro clínico depressivo a um novo tratamento. Registrou a freqüência com que ocorriam os comportamentos depressivos em três momentos: antes de iniciar o tratamento, durante e após interrompê-lo. O gráfico abaixo representa hipoteticamente os resultados obtidos.

A partir desses resultados, o tratamento aplicado mostra-se:

I. seguramente eficaz, pois a redução constante dos comportamentos depressivos ao longo do tratamento é clara e inequívoca.

II. possivelmente eficaz, pois a redução dos comportamentos depressivos já ocorria antes mesmo do seu início.

III. provavelmente eficaz, pois os comportamentos depressivos reduziram-se durante o tratamento.

IV. certamente eficaz, pois os comportamentos mantiveram-se baixos mesmo após a sua interrupção.

É correto APENAS o que se afirma em:

A) I.
B) III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e VI.

QUESTÃO 16


Considerando-se dados da literatura que mostram correlações positivas entre obesidade infantil e aspectos psicológicos, tais como depressão, ansiedade e déficits de competência social, é correto afirmar:

A) obesidade infantil em alto grau pode predizer elevados graus de depressão ou ansiedade.
B) depressão, ansiedade e déifcits de competência social são aspectos psicológicos de natureza semelhante.
C) competência social desenvolve-se apenas após a infância, quando passa a caracterizar o obeso adulto.
D) ansiedade é a causa da obesidade infantil porque a ingestão de alimentos, nesse caso, deixa de ser determinada pela saciedade.
E) quadros depressivos acompanhados de falta de apetite diminuem a obesidade infantil.

QUESTÃO 17


A memória e as emoções são estudadas tanto por técnicas psicológicas como através da neurociência. A partir de estudos realizados nos últimos anos e relatados em revistas científicas especializadas, pode-se concluir que:

A) eventos desagradáveis são melhor lembrados do que eventos agradáveis, pois representam traumas rememorados obsessivamente.
B) as lembranças de intensa emocionalidade, agradáveis ou desagradáveis, são melhor lembradas do que lembranças neutras.
C) a emoção e a memória não se relacionam, pois são controladas por regiões diferentes do cérebro.
D) eventos desagradáveis levam à formação de falsas memórias.
E) a memória depende mais da repetição dos eventos, ou da freqüência de sua evocação, do que de seu conteúdo afetivo.

QUESTÃO 18


Estudos antropológicos indicaram que em alguns grupos culturais não ocorre o período da adolescência. Isto significa que:

A) também não ocorre a puberdade, que é necessariamente um fenômeno cultural.
B) os indivíduos desse grupo estão em atraso em relação aos de outros grupos culturais, já que a adolescência é um fenômeno universal.
C) os critérios de definição da adolescência podem variar em função do grupo cultural, gerando distintas transições da infância para a vida adulta.
D) os diferentes hábitos culturais interferem na adolescência, mais do que na puberdade.
E) nos grupos em que não ocorre o período da adolescência, os indivíduos não ultrapassam a infância.

QUESTÃO 19


De acordo com a perspectiva construtivista, o desenvolvimento cognitivo da criança está ligado à interação social e aos afetos, desde o nascimento até a vida adulta.

Considerando a afirmação acima, pode-se concluir que:

A) a pobreza cognitiva leva a dificuldades de interação social e impede a construção de esquemas afetivos.
B) o desenvolvimento cognitivo segue junto com o desenvolvimento social e afetivo, em relações de correspondência ou alternância.
C) a qualidade cognitiva é conseqüência do tipo de interação social e das emoções, que não afetam retroativamente.
D) a qualidade do desenvolvimento cognitivo na infância será transformada na idade adulta, nada restando no adulto do que foi adquirido na infância.
E) o desenvolvimento cognitivo na idade adulta faz com que o indivíduo fique impermeável à interferência do mundo social e das emoções.

QUESTÃO 20


Paulo, bancário, 21 anos, procura um serviço de saúde mental, encaminhado pelo médico do banco. Na entrevista de triagem, relata que, em seu trabalho, os colegas estão sempre olhando para ele, fazendo comentários jocosos a seu respeito, o que ele percebe pelo jeito como eles olham e dão risadas às vezes. Não sabe o porquê desta atitude deles, pois antes eram amigos e até costumavam sair todos juntos. Suspeita que, talvez, tenha sido pelas mensagens que andou recebendo pelos jornais e pelo rádio. Eram mensagens cifradas a respeito de sua pessoa que só ele conseguia entender. Outro dia, no banco, estava tentando ouvir a notícia no rádio, mas ninguém conseguia ouvir nada. Aí foi levado ao médico do banco que achou que ele estaria estressado e o encaminhou para este hospital.

Se você estivesse fazendo essa entrevista de triagem, qual seria a hipótese diagnóstica e o encaminhamento mais coerente, de acordo com os critérios propostos pelo DSM−IV?

A) Transtorno de personalidade borderline e psicoterapia individual.
B) Transtorno depressivo maior recorrente e internação psiquiátrica.
C) Transtorno obsessivo-compulsivo e psicanálise.
D) Transtorno psicótico e avaliação psiquiátrica.
E) Transtorno narcisista de personalidade e picsoterapia em grupo.

QUESTÃO 21


Caracterizado por quadros de agitação, impulsividade e dificuldade de concentração, o transtorno do déficit de atenção, nos últimos dez anos, ganhou maior atenção de médicos, psicólogos e pedagogos porque se passou a creditar a esse distúrbio boa parte dos casos de mau desempenho escolar... Pais acusam escolas de rotular suas crianças de hiperativas indiscriminadamente, antes mesmo de obter um diagnóstico médico, por falta de paciência dos professores para lidar com crianças irrequietas. (Revista Veja, outubro 2004).

O texto permite afirmar que:

A) com o desenvolvimento das pesquisas novos transtornos têm sido identificados, o que permite refinamento nos diagnósticos.
B) a descoberta de novos diagnósticos estimula a pesquisa de medicamentos mais eficazes.
C) os professores têm sido treinados para realizar diagnóstico precoce do transtorno do déficit de atenção, o que pode trazer muitos benefícios para os alunos.
D) o mau desempenho escolar é causado pelo transtorno do déficit de atenção.
E) observa-se uma ênfase na medicalização da educação, ao se classificarem como patologia aspectos da singularidade do indivíduo.

QUESTÃO 22


Uma das dimensões atuais da realidade brasileira é a questão da inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência, segundo a lei no 8.213/91 (Decreto Lei no 3298/99) que tem trazido à tona situações de convívio com a diferença, bem como episódios de violência e segregação contra aqueles percebidos como diferentes.

A partir do texto são feitas duas afirmações:

O mecanismo de ação do preconceito estabelece uma diferenciação e uma desvalorização social entre as pessoas, e os estereótipos tendem a homogeneizar os grupos percebidos como diferentes.

PORQUE

O estabelecimento de cotas para pessoas com deficiência pode reforçar a discriminação.

Pode-se afirmar que:

A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
D) a primeira afirmação é falsa e a e segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são falsas.

QUESTÃO 23


Segundo o psicólogo social e sociólogo francês Sergei Moscovici, a representação social é uma produção coletiva que tem como uma de suas dimensões a atitude ou orientação geral de grupos em relação ao objeto da representação. O historiador inglês Eric Hobsbawm, por sua vez, afirma: “o racismo, além de conveniente enquanto legitimação da dominação do branco sobre indivíduos de cor e de ricos sobre pobres, é um mecanismo através do qual uma sociedade fundamentalmente desigual, mas baseada numa ideologia fundamentalmente igualitária, racionaliza as suas desigualdades. Para isso, a ciência, o trunfo do liberalismo, veio para provar que os homens não são iguais.”

Nesse contexto, o preconceito racial e a violência que o acompanha:

A) são predominantemente manifestação da lógica que rege as relações sociais em sociedades profundamente desiguais e hierarquizadas.
B) são manifestações de uma natural divisão social do trabalho em sociedades complexas, que requer a classificação das pessoas segundo suas aptidões naturais.
C) são inevitáveis, pois a espécie humana é biologicamente agressiva e sempre haverá grupos violentos em relação a algum objeto de representação coletiva.
D) não pertencem ao âmbito das representações sociais, pois decorrem de uma reação natural da espécie humana de medo diante do que é diferente.
E) não pertencem ao âmbito das relações de poder, pois são desencadeados pelos próprios negros, que se encontram em estágios pouco evoluídos de civilização e cultura.


QUESTÃO 24


A psicanálise não tem nenhum motivo para ter medo do formidável avanço atual da neurociência. Ela o espera com impaciência, na medida em que esses novos dados nos servirão como novas portas de entrada em nosso modelo − necessariamente multifatorial − de qualquer situação psicopatológica. (Serge Lebovici)

I. Do ponto de vista da neurociência, a frase de Lebovici não é verdadeira, na medida em que a psicopatologia não é multifatorial, mas determinada exclusivamente pela biologia.

II. Do ponto de vista da psicanálise, a frase de Lebovici não é verdadeira, porque o avanço da neurociência poderá provocar o fim da psicanálise.

III. Na atualidade, há psicanalistas e neurocientistas trabalhando em conjunto por acreditarem na colaboração das pesquisas nessas áreas.

IV. Do ponto de vista da psicanálise, não há convergência possível entre a pesquisa psicanalítica e a da neurociência porque ambas partem de pressupostos teórico-epistemológicos absolutamente diversos.

É correto APENAS o que se afirma em:

A) I e II.
B) I e IV.
C) III.
D) IV.
E) III e VI.


QUESTÃO 25


Considere o gráfico e as afirmações abaixo.

Os dados do gráfico permitem afirmar que:

I. de acordo com a perspectiva cognitivo-comportamental, a observação de comportamentos agressivos em filmes violentos não propiciou a aprendizagem vicariante para as meninas porque elas não têm repertório comportamental de confronto.

II. de acordo com a perspectiva cognitivista, ocorreu aprendizagem de comportamentos agressivos, pois as crianças estudadas formaram um esquema apropriado à situação a partir da observação do filme.

III. existe uma correlação negativa, estatisticamente significativa, no comportamento agressivo de crianças do sexo masculino, em função de assistirem a filmes violentos.

IV. as condições necessárias para a ocorrência da aprendizagem vicariante estão presentes quando a criança observa o modelo se comportando e percebe as conseqüências que o ambiente fornece para aquele comportamento.

É correto APENAS o que se afirma em:

A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e III.
E) II e IV.


QUESTÃO 26


Um profissional é contratado por uma organização para trabalhar em sua área de formação, mas a gestão da mesma demite alguns funcionários das mais variadas especialidades para redução de custos e não faz substituições. Em várias situações, esse profissional se vê obrigado a realizar atividades, muitas das quais extremamente específicas e que requisitam competências técnicas muito particulares, para as quais não está preparado. Embora discorde dessa situação, não reclama porque, apesar de sofrer com a possibilidade de erros e falhas cruciais para o funcionamento e para a produção organizacional, necessita do emprego e vê valorizado o discurso da multifuncionalidade pela gestão organizacional.

Como podemos explicar a situação acima descrita?

A) A necessidade do aumento da produtividade nas organizações gerou a flexibilização do trabalho, rompendo com as identidades e papéis profissionais definidos.
B) Cada vez mais a sociedade exige uma formação profissional generalista e uma construção identitária híbrida, reforçando a criatividade humana.
C) A flexibilização do trabalho possibilitou uma evolução psicossocial significativa ao romper com as identidades profissionais definidas extremamente estruturantes para os indivíduos.
D) As fronteiras profissionais estão cada vez mais tênues, assim como os países não têm mais identidade nacional própria, em função do processo homogeneizante da globalização, o que é desestruturante para os indivíduos.
E) A globalização produz processos de socialização geradores de personalidades e identidades simultâneas múltiplas, que são uma evolução psicossocial significativa.


QUESTÃO 27


Em relação à loucura, considere as afirmações abaixo.

I. A concepção da loucura é universal, mesmo em contextos culturais diversos como no sul da África ou no Norte dos Estados Unidos, o que é mais uma prova da universalidade explicativa dos fenômenos psicológicos.

II. A loucura não seria necessariamente uma entidade passível de ser definida em si mesma, pois a marca da cultura atravessa qualquer fenômeno humano.

III. Loucura, psicose e doença mental são concepções coincidentes, apenas advindas de campos do saber distintos.

IV. Para afirmar sobre pessoas oriundas de contextos distintos, a Psicologia deve privilegiar estudos interculturais acerca da loucura.

É correto APENAS o que se afirma em:

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
E) III e IV.


QUESTÃO 28


Um paciente é portador de rara doença autossômica recessiva denominada Urbach-Wiethe. A amígdala dele encontra-se largamente danificada em cada um dos hemisférios cerebrais, mas não há lesões detectáveis no hipocampo ou no neocórtex temporal. Não demonstra deficiências motora ou sensorial significativas, déficits de inteligência, memória ou linguagem. No entanto, exposto à situação em que deve escolher uma dentre uma série de fotografias de expressões faciais de emoção, é capaz de identificar tristeza, desgosto e felicidade, mas não medo.

Com base nas informações acima, é correto afirmar que este caso:

A) demonstra que o hipocampo, mas não a amígdala, exerce papel relevante para a experiência do medo em humanos.
B) sugere o importante papel das emoções em funções complexas do encéfalo, tais como reconhecimento, identificação e decisão.
C) torna claro que o sistema límbico é responsável pelas funções cognitivas superiores que envolvem processos de escolha.
D) constitui a base para a classificação das emoções em níveis que se correlacionam com diferentes mecanismos neurofisiológicos.
E) comprova que a emoção exerce grande influência sobre as faculdades cognitivas ligadas à memória, mas não à linguagem.


QUESTÃO 29


A busca de compreensão dos determinantes do comportamento instiga, há anos, os psicólogos e alimenta um antigo debate em torno da questão inato vs. aprendido (nature vs. nurture). Com relação a esse debate, estudos que relacionam medidas de inteligência em gêmeos mostram que os coeficientes de correlação entre gêmeos monozigóticos são claramente mais elevados do que entre os gêmeos dizigóticos, sobretudo na vida adulta. Esses resultados são coerentes com a afirmação:

A) o ambiente neutraliza o papel da hereditariedade na determinação da inteligência.
B) as medidas de inteligência em gêmeos monozigóticos distanciam-se na vida adulta.
C) a determinação genética desvincula-se da história de vida, ao tratar de inteligência.
D) as medidas de inteligência em gêmeos dizigóticos mantêm-se próximas na vida adulta.
E) a determinação genética exerce um evidente e mensurável papel na inteligência.


QUESTÃO 30


Foi realizado na Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto (SP), um levantamento preliminar dos psicólogos que atuavam tanto em Centros de Saúde como em outros serviços públicos, oferecidos à comunidade dessa cidade. O levantamento dos casos de crianças e adolescentes encaminhados aos psicólogos permitiu verificar que a maior parte deles apresenta queixas relacionadas a questões escolares (69%), confirmando que a atuação dos psicólogos nos serviços públicos de saúde está voltada para a resolução de problemas enfrentados na área da educação.

A tabela detalha as principais queixas escolares que motivaram os encaminhamentos, relatadas pelos psicólogos.

A partir dos dados apresentados e do seu conhecimento sobre Psicologia, conclui-se que:

A) a escola recorre com muita freqüência ao psicólogo com queixas referentes a situações que lá ocorrem e as causas atribuídas por este profissional às dificuldades escolares corrobora a idéia de que o problema está no aluno.
B) a função político-social da escola é referida como tendo muita importância nas queixas escolares que motivam encaminhamento de criança para atendimento psicológico.
C) problemas emocionais são sub-valorizados nos encaminhamentos para atendimento psicológico e estão na base de problemas de aprendizagem e de comportamento.
D) a capacitação do corpo docente é sub-valorizada pelos psicólogos e é o fator mais importante na superação dos problemas de aprendizagem e comportamento.
E) psicoterapia com orientação aos pais é a maneira mais indicada de tratamento a queixas escolares, uma vez que enfoca a dinâmica mental e familiar do aluno, maiores causas dos seus problemas.


QUESTÃO 31


A Psicologia Organizacional e do Trabalho, com seus mais de 100 anos de atuação, tem procurado se desenvolver e acompanhar as transformações do mundo social, do mundo do trabalho, das organizações e da própria Psicologia, mas tem enfrentado, principalmente, problemas éticos e políticos, que se misturam e se interpenetram, impossibilitando, muitas vezes, o exercício pleno das atividades do psicólogo organizacional e do trabalho.

Esse exercício fica prejudicado pela:

A) tentativa inadequada de transformar o campo das estratégias e políticas organizacionais, antes exclusivas da cúpula diretiva, em uma área de análise e intervenção da Psicologia Organizacional e do Trabalho.
B) falta de desenvolvimento técnico e de neutralidade científica na atuação do psicólogo organizacional e do trabalho.
C) utilização indiscriminada de pesquisa como instrumento de ação do psicólogo organizacional e do trabalho.
D) dificuldade em auxiliar no aumento da produtividade das organizações através de usas ações sobre os funcionários.
E) falta de reconhecimento das implicações políticas do papel do psicólogo organizacional e do trabalho, aceitação dessa tarefa e desenvolvimento de estratégias que levem em conta essa situação.


QUESTÃO 32


Ações voltadas para a promoção de saúde têm sido fundamentadas em estratégias que enfatizam a transformação das condições de vida e de trabalho subjacentes aos problemas de saúde. São consideradas essenciais, portanto, ações e políticas intersetoriais que envolvam educação, habitação, saneamento, transporte, lazer, etc. Nesse contexto de implementação de políticas públicas de saúde, a psicologia vê-se diante de exigências como:

I. a constituição de uma área técnico-normativa que pode contribuir para o aperfeiçoamento do novo modelo biomédico.

II. a constituição de uma especialidade que vai integrar uma equipe multiprofissional que busca, fundamentalmente, conhecer melhor o funcionamento das doenças e encontrar mecanismos para o controle das mesmas.

III. um campo teórico e prático que trata das questões psicológicas com enfoque mais social e coletivo e que exige a incorporação de outros saberes para compor a produção do cuidado com a saúde.

IV. um campo teórico e prático que se volta para a filiação histórica das idéias e para o confronto de interesses que integram políticas, projetos e saberes, inclusive os da própria psicologia.

É correto APENAS o que se afirma em:

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) II e IV.
E) I, III e IV.


 

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